domingo, 10 de novembro de 2013

Moema | História das Ruas e Bairros

Distrito pertencente à subprefeitura da Vila Mariana (Zona Sul), região nobre da capital, outrora chamado de Indianópolis.

No distrito de Moema está localizado o Parque do Ibirapuera, assim como os bairros de Indianópolis, jardim Luzitânia, parte do bairro do Paraíso e Vila Nova Conceição. No distrito vizinho (Campo Belo) está localizado o Aeroporto de Congonhas. A Região, segundo os primeiros documentos era uma área de grandes chácaras que receberam imigrantes ingleses e alemães a partir de 1880.

Aracy - atual Av. Indianópolis (foto de 1930)


Seu loteamento teve incio em 1913 por Fernando Arens Jr; mas os mais significantes sinais de crescimento aconteceram na década de 60 na gestão do prefeito Faria Lima.

A população começou a crescer visivelmente na década de 70, com o aproveitamento das construtoras que investiram em seu clima agradável, terrenos planos e lotes de baixo custo.

Moema não tinha esse nome até 1987. Foi ai então que os moradores decidiram fazer um abaixo-assinado para alterar o nome do bairro. Na época o prefeito da cidade Jânio Quadros, atendeu ao pedido dos moradores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário